.

Filme Homenageado Atual:
The Hobbit: An Unexpected Journey
(2012)

Seção Histórias e Clássicos




CINEMA UMA INVENÇÃO MARAVILHOSA



"Com essa invenção a morte não será mais absoluta.
As pessoas que vimos na tela estarão conosco movendo-se e vivas, mesmo após a sua morte.”

(Jornal La Poste, jornalista desconhecido, no dia da estréia do cinema).


Quero iniciar meus comentários de cinema, pela própria invenção do mesmo. De onde surgiu, como, quem teve essa brilhante ideia que mexe demais com a gente, eu tive essas dúvidas e coloco um pouco das respostas nesse meu primeiro texto.


ASSIM SURGIU O CINEMA

Podemos dizer que tudo iniciou com Thomas Edison, em 1891, um americano que apresentou ao público o kinetoscópio, no qual um filme de cerca de 15 metros permitia a um único espectador observar uma cena do tamanho de um cartão de visitas. Três anos depois, fabricava a máquina em série, convencido de que seu invento estava destinado a diversão individual.

Cinema, chamado de "A Sétima Arte", foi inventado pelos Irmãos Lumière no final do século XIX. A grande questão era como dar a ilusão de movimento à fita de imagens fotográficas, sem deixar que o espectador percebesse o desenrolar da fita, quando projetarmos a imagem, temos de repetir este ciclo quinze vezes por segundo, segundo Louis. Para conseguir o movimento desejado, os irmãos recorreram a um engenho inspirado na máquina de costura, incrementado com um sistema de dentes que se encaixavam nas perfurações da película. Assim nasceu o cinema que é a técnica de projetar fotogramas (quadros) de forma rápida e sucessiva para criar a impressão de movimento ("kino" em grego significa movimento, e "grafos" escrever ou gravar), bem como a arte de se produzir obras estéticas, narrativas ou não, com esta técnica.

Após filmar algumas tiras experimentais, Auguste e Louis organizaram, como era de prever, uma projeção familiar. A primeira cena em movimento apresentada ao público foi, sem dúvida, "A saída da fábrica". em 1895, Louis acionou a manivela, oitocentas imagens em 50 segundos, que foram projetadas, em seguida, os irmãos produziram "O Jardineiro", "Chegada de um trem à estação de la Ciotat" e várias outras cenas que seriam apresentadas no famoso Salão Indiano, do Boulevard des Capucines.

Os Irmãos Lumière eram franceses e tiveram origem humildes. Auguste e Louis, pintores como o pai e depois fotógrafos e empresários, inventaram o cinema em 1895, projeção foi feita através do Cinematógrafo, concretizando-se assim um dos maiores sonhos da Humanidade.

Nasceu assim oficialmente o cinema em Paris, no dia 28 de dezembro de 1895, no Grande Café, situado no Bulevar dos Capucinos, número 14. A data está registrada por uma placa onde se lê: “Aqui em 28 de dezembro de 1895 teve lugar a primeira projeção pública de fotografias animadas”.

Quem passou pelo Boulevard des Capucines, no centro de Paris, no final dos idos de 1895, não pôde deixar de notar uma enorme fila que se estendia por centenas de metros. Agasalhados contra um rigoroso inverno, homens, mulheres e crianças esperavam a vez para entrar na pequena sala do subsolo do Grand Café, pomposamente batizada de Salão Indiano, no número 14 daquela avenida. Uma vez instalados nas 100 cadeiras dispostas diante de um grande pedaço de pano branco, assistiam a um fantástico espetáculo de luzes e movimentos. Em certo momento, um trem avançava em direção à platéia, para depois desaparecer num canto da tela. Pouco depois, podia-se observar a saída dos operários, na pausa do almoço, da fábrica Lumière, instalada em Lyon.

Na primeira sessão paga, entre a série de filmes exibidos, passou-se “L’Arrivée du Train em Gare” (A chegada do Comboio à Estação), neste filme de alguns segundos de duração, via-se um trem vindo em direção à câmera, parando e a descida dos passageiros. Tal foi o susto dos espectadores dessa primeira sessão ao verem um trem vir em direção a eles, que se instalou o pânico. Levantaram-se aos gritos e desviaram-se do caminho, com medo que o trem lhes passasse por cima.

A sessão durava vinte minutos e custava 1 franco por pessoa. Os que puderam participar destes momentos certamente não se arrependeram do tempo gasto ou da despesa extra. "Esta foi a mais fácil invenção de minha vida", dizia Louis Lumière, décadas depois, quando o cinema já tinha se transformado em arte e em negócio milionário.

Foi pelo fato dos filmes não terem sons que surgiu a expressão “cinema mudo”, os atores falavam e em seguida surgia a legenda na tela. Um dos grandes destaques do cinema mudo foi Charles Chaplin, com seu andar desengonçado, chapéu, bengala, paletó, calças largas e sapatos furados, é certamente o mais célebre personagem da história do cinema. Nenhum outro personagem do cinema mundial teve tanto êxito ao abordar a exclusão social.

Com o surgimento da Primeira Guerra Mundial, 1914 a 1918, a Europa passara a produzir cada vez menos filmes, fazendo com que a produção cinematográfica se concentrasse nos Estados Unidos, mais precisamente em Hollywood (sim, este é o motivo para o domínio exercido pelos EUA no mundo do cinema). Visando a questão de geração de lucros, diversos estúdios cinematográficos foram criados, construindo estrelas e elevando nomes ao mais alto patamar de popularidade.

Charles Chaplin, nos EUA, Fritz Lang e F. W. Murnau, na Alemanha e o grande cineasta soviético Sergei Eisestein, responsável pelo emblemático O Encouraçado Potemkin. Eisestein este cineasta fez o mais revolucionário filme da era muda, empregando ao cinema características de cunho social (a história é sobre um grupo de marinheiros que, cansados dos maus tratos recebidos no navio, fazem um motim e acabam causando revolução em um porto) e utilizando, pela primeira vez, pessoas comuns para exercerem função de atores. Era a realidade das ruas chegando às telas de cinema.

O cinema com som surgiu em 1926, com o filme "The Jazz Singer", da Warner Brothers, mas sómente em 1928 a Warner Brothers obteve sucesso com a sincronização entre o som e a cena, no filme “The Lights of New York". A partir desse momento o cinema passou por um processo de evolução até chegar aos dias atuais, com todo seu glamour e encantamento aliado à sofisticação e modernidade.




ALGUMAS FRASES DITAS, SOBRE A SÉTIMA ARTE!


"O cinema é o modo mais direto de entrar em competição com Deus." 
(Federico Fellini)


"O cinema falado nunca dará certo. 
É barulhento demais e impede que as pessoas durmam durante o filme." 
(Adolph Zukor)


Viva a jovem musa do cinema, pois ela possui o mistério do sonho e permite tornar a irrealidade realista." 
(Jean Cocteau)


"Se se ganha dinheiro, o Cinema é uma indústria. 
Se se perde, é uma Arte." 
(Millôr Fernandes)


"O cinema não tem fronteiras nem limites. 
É um fluxo constante de sonho." 
(Orson Welles)


"O cinema possibilita o contar histórias diferentes por mais que o tema seja o mesmo: 
Flagra o movimento do homem rumo à redenção. 
Há sempre uma alegoria por trás da história." 
(Rob Cohen)


"Cinema-verdade? Prefiro o cinema-mentira. 
A mentira é sempre mais interessante do que a verdade." 
(Federico Fellini)


"O cinema é uma arte complexa e inexplicável: 
de cada dez filmes americanos, 
um é otimo, dois são bons, 
três regulares e quatro fracos. 
(Leon Eliachar)


"Gosto de cinema porque cada dia é diferente do outro. 
Sou muito irrequieta." 
(Maria Grazia Cucinotta)


"O cineasta não deve fazer só filme, ele deve se interrogar sobre a sociedade em que vive." 
(Jean-Jacques Beineix)


"O cinema é uma maravilhosa máquina do tempo: é possível apresentar aos jovens de hoje os jovens da década de 60 que tinham um objetivo pelo qual lutar." 
(Bernardo Bertolucci)


"Em toda a minha carreira cinematográfica 
sempre me guiei em grande parte, pela opinião pública. 
Essa opinião chegava a mim através 
de cartas que recebia, em conversas pessoais, 
mas sobretudo por intermédio da imprensa." 
(Charles Chaplin)


"Continuo fechado com minhas posições de um cinema terceiro-mundista. 
Um cinema independente do ponto-de-vista econômico e artístico, que não deixe a criatividade estética desaparecer em nome de uma objetividade comercial 
e de um imediatismo político." 
(Glauber Rocha)


"O bom cineasta já começa a dirigir quando põe palavras no papel." 
(Joseph Mankiewicz)


"O cinema tirou de mim a tristeza da impossibilidade; me deu a possibilidade de ser." 
(Ana Carolina)


"Cinema é mostrar, elaborando a própria linguagem e 
não demonstrar, procurando fazer literatura." 
(Maria Novaro)


"Quando se faz cinema, vendem-se sonhos. 
Por isso é preciso permanecer misteriosa: 
no meu caso, ser uma mulher-criança, 
como foi Brigitte Bardot." 
(Agathe de La Fountaine)


"No cinema americano, drogado de tantos efeitos especiais e violência, pode-se colocar a metade de um filme em outro filme qualquer e ninguém vai perceber. 
É tudo igual." 
(Lina Wertmüller)


"O cinema brasileiro é feito com dinheiro público. 
Com o dinheiro de um curta se fazem quatro casas populares, 
com o dinheiro de um longa dá para fazer um hospital. 
Cinema, no Brasil, é feito para os ricos com dinheiro dos pobres." 
(Jorge Furtado)


"A maior tragédia do cinema atual é que ele não pode mais ter profundidade. Se tiver, leva a pecha de chato." 
(Walter Hugo Khoury)


"O cinema é um modo divino de contar a vida." 
(Federico Fellini)


"É nos cinemas que se realiza o único mistério totalmente moderno." 
(André Breton)


"O cinema não tem futuro comercial." 
(Auguste Lumière)




Os irmãos Lumiére, Auguste e Louis !






Cinematógrafo: Invenção primeiro projetor de filmes!






Grande Café, local onde teve inicio o cinema






Sala de projeção do Grande Café 





Sala de Cinema Atual






Projetor de Cinema Moderno

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Valeu amiga, mas é legal saber como tudo começou, é história e já pegamos o trem andando né!!!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Realmente, muito informativo. É a história do início daquilo que é a paixão de todos nós do site.

      Excluir
    2. Valeu diretor Valeriano, veja se me adiciona como seguidor no Cinedica para poder te mandar mensagens e tirar minhas dúvidas daqui qdo tiver que prevejo serao muitas

      Excluir
    3. Mas eu já te sigo Marcelo, acho que só falta você me adicionar.

      Excluir
  3. Legal Lizzie, também gostei, as frases sobre o cinema, são exuberantes, né, eu viajei legal ir fazendo esse texto e pegando as fotos!!!

    ResponderExcluir
  4. parabens! muito bacana, ficou o maximo sua pagina!! bju. carla

    ResponderExcluir
  5. Valeu Carla, vamos juntos mais separados, tudo por Amor ao Cinema, isso è extraordinário!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post, Maral! Informação e cultura, ficou ótimo!

    No seu texto tem uma das citações que mais gosto, do Orson Welles.

    "O cinema não tem fronteiras nem limites.
    É um fluxo constante de sonho."

    É um sonho mesmo...

    Beijo, Nina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Nina, esse realce que deu foi show!!!
      "Um Constante Fluxo de Sonhos..."

      Excluir

Já passaram por aqui