.

Filme Homenageado Atual:
The Hobbit: An Unexpected Journey
(2012)

domingo, 6 de janeiro de 2013

Top 10 Melhores Filmes de Guerra

Da série Top 10 Filmes, trago a minha opinião sobre os melhores filmes que se passam em situações de Guerra.
(Por José Valeriano)

1º - A Lista de Schindler - (Schindler's List) – 1993
A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, "armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna, mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.


2º - O Resgate do Soldado Ryan - (Saving Private Ryan) – 1998
Ao desembarcar na Normandia, no Dia D, ainda na praia capitão recebe a missão de resgatar com vida o soldado James Ryan, caçula de quatro irmãos, três dos quais foram mortos em combate.


3º - A Vida É Bela - (La Vitta è Bella) – 1997
Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.


4º - O Pianista - (The Pianist) – 2002
O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.


5º - Bastardos Inglórios – (Inglourious Basterds) – 2009
2ª Guerra Mundial. A França está ocupada pelos nazistas. O tenente Aldo Raine (Brad Pitt) é o encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica, com o objetivo de realizar uma missão suicida contra os alemães. O objetivo é matar o maior número possível de nazistas, da forma mais cruel possível. Paralelamente Shosanna Dreyfuss (Mélanie Laurent) assiste a execução de sua família pelas mãos do coronel Hans Landa (Christoph Waltz), o que faz com que fuja para Paris. Lá ela se disfarça como operadora e dona de um cinema local, enquanto planeja um meio de se vingar.


6º - Operação Valquíria – (Valkyrie) – 2008
Durante a Segunda Guerra Mundial, grupo de oficiais de alto escalão planeja assassinar Hitler pondo um fim em seu regime nazista. Assim, na manhã de 20 de Julho de 1944, durante uma conferência presidida por Hitler sobre estratégias militares, um de seus oficiais, Stauffenberg, sai da conferência deixando uma bomba que em poucos minutos é detonada, assassinando Hitler. Um plano perfeito, mas com resultados não tão perfeitos.


7º - Flores do Oriente - (Jin Jíng shí san chai) – 2011
Durante a segunda guerra entre China e Japão, em 1937, o agente funerário John Miller (Christian Bale) chega a uma igreja católica para providenciar o enterro de um padre. Uma vez lá, ele se depara com jovens estudantes de um convento e prostitutas de um bordel próximo do local. Inicialmente, Miller se revela um sujeito egoísta e desinteressado com o conflito existente, mas com o passar do tempo assume a responsabilidade de proteger os dois grupos tão diferentes. Ele terá que lidar ainda com o pânico provocado pelos constantes ataques do brutal exército japonês, enquanto pensa numa forma de fugir de lá.


8º - Pearl Harbor – (Pearl Harbor) – 2001
Pouco antes do bombardeio japonês em Pearl Harbor, dois amigos que são como irmãos um para o outro se envolvem de maneira distinta nos eventos que fazem com que os Estados Unidos entrem na 2ª Guerra Mundial. Enquanto que Rafe (Ben Affleck) se apaixona pela enfermeira Evelyn (Kate Beckinsale) e decide se alistar na força americana que lutará na 2ª Guerra Mundial, em Londres, Danny (Josh Hartnett) torna-se piloto da Força Aérea dos Estados Unidos e permanece no país. Após a notícia de que Rafe morrera em um dos combates que travava contra os alemães, Danny e Evelyn se aproximam e terminam se apaixonando.


9º - O Último Samurai - (The Last Samurai) – 2003
Em 1870 é enviado ao Japão o capitão Nathan Algren (Tom Cruise), um conceituado militar norte-americano. A missão de Algren é treinar as tropas do imperador Meiji (Shichinosuke Nakamura), para que elas possam eliminar os últimos samurais que ainda vivem na região. Porém, após ser capturado pelo inimigo, Algren aprende com Katsumoto (Ken Watanabe) o código de honra dos samurais e passa a ficar em dúvida sobre que lado apoiar.


10º - Platoon – (Platoon) – 1986
Chris (Charlie Sheen) é um jovem recruta recém-chegado a um batalhão americano, em meio à Guerra do Vietnã. Idealista, Chris foi um voluntário para lutar na guerra pois acredita que deve defender seu país, assim como fez seu avô e seu pai em guerras anteriores. Mas aos poucos, com a convivência dos demais recrutas e dos oficiais que o cercam, ele vai perdendo sua inocência e passa a experimentar de perto toda a violência e loucura de uma carnificina sem sentido.


Menção Honrosa:

Coração Valente, O Patriota,Códigos de Guerra, Nascido Para Matar, Cruzada, Alexandre

Filmes que poderiam estar nessa lista mas ainda não assisti:

Apocalipse Now, O Grande Ditador, Cavalo de Guerra, Querido John, E o Vento Levou, Austrália, U-571, Falcão Negro em Perigo, Cartas de Iwo Jima, Waterloo, Círculo de Fogo, Atrás das Linhas Inimigas, Fomos Heróis, Além da Linha Vermelha, Lágrimas do Sol

4 comentários:

  1. Hell yeah! A lista tah muito boa, Zé! Amo filmes de Guerra e assisti (ou baixei)a grande maioria dos que constam ai... *_*


    (Andy)

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito bom Zé. Parabéns. Tem uns ai que eu não vi ainda, mas irei baixar.

    (Liz)

    ResponderExcluir
  3. Lista muito boa!.. irei ver "A Vida É Bela" e "Platoon"

    ResponderExcluir
  4. Valeu pessoal.
    Sineone, são muito bons.

    ResponderExcluir

Já passaram por aqui