.

Filme Homenageado Atual:
The Hobbit: An Unexpected Journey
(2012)

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A Obra de Bergman - Por Nina Oliveira


O 1º post da Seção Megafone começa em grande estilo e tem como homenageado um dos cineastas mais bem conceituados, o dramaturgo e diretor sueco Ernst Ingmar Bergman.




Suas obras abordam temas complexos como Deus, morte e loucura. Exploram questões existenciais inerentes ao ser humano de forma filosófica e poética, provendo momentos de introspecção e reflexão ao seu espectador.

Dono de uma preciosa filmografia e tendo dirigido mas de cem peças, Bergman não exitou em afirmar que "O teatro é o começo, o fim, é tudo, enquanto o cinema pertence ao âmbito da prostituição."

Foi um dos fundadores da Academia Européia de Cinema; ganhou sete prêmios no Festival de Cannes; três Oscars com os títulos ''A Fonte da Virgem", "Através de Um Espelho" e "Fanny e Alexandre"; entre outros.

''Saraband'' encerrou sua jornada em 2003, uma minissérie produzida para a televisão sueca com os talentosos Liv Ullman e Erland Josephson. Bergman eternizou esse casal.

Certa vez, Bergman foi elogiado sendo citado como "provavelmente o maior artista de filme desde a invenção da câmera cinematográfica". Essa linda homenagem partiu de ninguém menos que Woody Allen. Mas convenhamos, é fácil reconhecer um ícone! Ingmar Bergman foi o criador de obras atemporais que tocam a alma humana.




Acima, cena do filme ''Persona - Quando Duas Mulheres Pecam, com Liv Ullmann e Bibi Anderson.



Descubra Bergman, Assista Bergman, Leia Bergman... SINTA Bergman!

Por Nina Oliveira.

2 comentários:

  1. Que show, amei conhecer Bergman com voce, confesso que sempre tive aversão a ele, mas quero rever, lembro que vi filmes, e sempre eram complicados, profundos, lentos, e isso me incomodava. Mas voce me convenceu a quando puder ver um desses que indicou. Legal. Ass. Maralvim!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post Nina!

    ResponderExcluir

Já passaram por aqui