.

Filme Homenageado Atual:
The Hobbit: An Unexpected Journey
(2012)

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Bollywood?? O que é?


Segundo o Wikipédia, Bollywood (em hindi: बॉलीवुड; em urdu: بالی وڈ) é o nome dado à indústria de cinema de língua hindi, a maior indústria de cinema indiana, em termos de lucros e popularidade a nível nacional e internacional. O nome Bollywood surge da fusão de Bombaim (antigo nome de Mumbai, cidade onde se concentra esta indústria), e de Hollywood (nome dado à indústria cinematográfica americana). Contudo este nome é usado por vezes para designar todo cinema indiano o que se trata de uma utilização incorreta.

Os enredos de Bollywood tradicionalmente tendiam a ser melodramáticos. Frequentemente empregavam ingredientes tais como amores impossíveis, triângulos amorosos, laços familiares, sacrifício, políticos corruptos, sequestradores, terríveis vilões, cortesãs com coração de ouro, parentes há muito desaparecidos, irmãos separados pelo destino, mudanças de sorte dramáticas e coincidências convenientes. Ao mesmo tempo também existiam filmes indianos com objetivos mais artísticos e histórias mais sofisticadas, tanto dentro como fora da tradição de Bollywood, no entanto estes geralmente perdiam nas bilheteiras para filmes com um maior apelo de massas. No entanto atualmente as convenções de Bollywood têm mudado. A grande diáspora de indianos nos países de língua inglesa e a maior influência ocidental na própria Índia têm levado os filmes de Bollywood a se aproximarem dos modelos de Hollywood. Beijos em filmes não são mais um tabu. E os enredos mostram uma vida urbana com encontros ao estilo ocidental e cada vez menos se vêm os casamentos por combinação.

O som nos filmes de Bollywood raramente é gravado nos locais. Por isso o som é geralmente criado (ou recriado) inteiramente em estúdio, com os atores a recitar as suas falas ao mesmo tempo que as suas imagens aparecem no ecrã do estúdio, e a introdução posterior de efeitos sonoros num processo conhecido como ADR. Este processo cria vários problemas, visto que o som destes filmes geralmente ocorre uma frame ou duas antes dos movimentos labiais ou gestos. Além disso os atores têm que atuar duas vezes, uma vez no local e outra no estúdio, e assim o nível atingido no local torna-se muito difícil de ser recriado. Os filmes indianos comerciais também são conhecidos pela sua falta de som ambiente.

                                                                                 
Cena de Alam Ara, o primeiro filme sonoro indiano.



Bollywood domina 90% do mercado do gigante asiático. No país, são vendidos 3,5 bilhões
de ingressos por ano (3,1 por habitante, quase sete vezes a mais per capita que no Brasil).

Suponha que Bollywood e Hollywood fabriquem cadeiras e não filmes. A grande diferença entre as duas indústrias é que a segunda vende menos cadeiras, mas por um preço muito mais alto, obtendo assim grande lucro a cada unidade. Já Bollywood é responsável pela comercialização do      maior número de cadeiras do mundo. Ainda que sejam usadas por bilhões de pessoas, cada uma dessas cadeiras indianas gera poucos lucros (com raras exceções). Quem propõe o paralelo é o jornalista Franthiesco Ballerini, que, apesar do nome italiano, é brasileiro e vive em São Paulo. Levado pela curiosidade de repórter, ele transformou sua viagem à Índia primeiro numa série de reportagens para jornal de São Paulo, e, agora, no livro Diário de Bollywood – Curiosidades e segredos da maior indústria de 
cinema do mundo (Summus Editorial).


Cenas de alguns filmes.







Até a próxima...

2 comentários:

  1. Ei Vinny, maravilhosa matéria, gostei! As cenas mostradas são espetaculares, coisa de cinema mesmo, rsss, legal, gostei demais da sua matéria!!
    Maralvim

    ResponderExcluir

Já passaram por aqui