.

Filme Homenageado Atual:
The Hobbit: An Unexpected Journey
(2012)

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Requiem For a Dream - Um cult premiado

   
(não há spoiler)

       Como é meu primeiro post sobre filmes Cult, escolhi um dos que acho menos doido, mais elogiável e relativamente novo. Falo de Réquiem Para um Sonho (Requiem For a Dream).


   

Esta produção recebeu inúmeras indicações e premiações, entre estes, o premio de melhor filme independente de 2001 pela Spirit Awards.
         
            A trama aborda abertamente o mundo das drogas e o modo como esse mundo consome a mente, o corpo e a alma e considera que: uma vez que você é viciado, você está viciado. 
            Réquiem, neste caso com significado litúrgico, seria uma "prece que a igreja faz para os mortos" No contexto, o filme é uma "prece por sonhos destruídos". 

           A história gira em torno de quatro vidas; quatro viciados; quatro fracassos. Apesar de suas aspirações de grandeza, eles sucumbem aos seus vícios. Assistindo a espiral de um vício fora de controle, vemos os testemunhos mais sujos, feios e compartilhamos de como pode se tornar o submundo onde tais viciados residem. Para alguns pode ser chocante, mas é sem dúvida real e revelador. 

            Indo um pouco mais além: O tema principal seriam as drogas, o vício, etc... mas pode não ter nada de convencional e ir muito além do óbvio. Traz a tona um questionamento interno comum que seria a discussão de vícios mais do que drogaticios: dos vicios de ilusão, da busca desesperada pelo conforto humano. Do alívio das dores emocionais. Ninguém precisa olhar pra muito longe pra ver do que isso se trata. Esse filme me deixou a impressão clara de que tudo que é ilusório também é rápido demais e que o bem estar mental pode ser pra muitos uma coisa realmente difícil de alcançar. 

            Ver esta obra foi  uma das experiências mais devastadoras que eu já tive assistindo a um filme. Gostaria de poder recomendar à todos, mas dizendo que não se trata apenas de entretenimento. Sei que ninguém gosta de se sentir perturbado, mas eu realmente me sinto compelida em querer que experimentem essas emoções e sejam convidados a pensar, e não apenas se divertir. 

             Enquanto rolavam os créditos finais, só aí, eu comecei a chorar e ainda não tenho certeza do motivo. Em parte foi minha reação ao fim da história, em parte pela beleza do filme, a ainda pela sensação de gratidão por coisas boas na minha vida. 

             Sobre um aspecto mais técnico, não pense que vai assistir um filme sobre lição de moral, pois a obra toda é um soco no estomago. O elenco é maravilhoso. (recebeu merecidas indicações e prêmios no Oscar). Os cortes de cena são hipnóticos. Há trabalhos graficos de divisões de tela que deixam o clima do filme ainda mais tenso. A trilha sonora acompanha de modo perfeito. É a obra certa pra quem procura um pouco de realismo contundente.. Com certeza, alguma coisa vai ficar gravada na sua memória.

           Recomendo. Não porque acho que vão gostar, ou porque vai ensinar-lhes algo, mas por ter certeza de que é realmente bem feito. Este é um trabalho ímpar que vai desafiar sua mente de algum modo e quem sabe, provavelmente fazer com que mudem a visão sobre muita coisa ao menos, por alguns instantes. 




Ficha Técnica: Título original: Requiem for a Dream Direção: Darren Aronofsky Roteiro: Darren Aronofsky, baseado no livro de Hubert Selby Jr. Elenco Principal: Ellen Burstyn, Jared Leto, Jennifer Connelly e Marlon Wayans
Nota no IMDB: 8,5
Minha nota: 10


Curiosidades: * A maioria dos filmes contêm entre 600-700 cortes. Requiem for a Dream contém mais de 2000; * O diretor Darren Aronofsky pediu a Jared Leto e Marlon Wayans para evitar sexo e açúcar por um período de 30 dias, a fim de compreender melhor um desejo irresistível antes das filmagens;

6 comentários:

  1. Um filme sobre sonhos despedaçados. Ótimo!
    Parabéns pelo post!
    Beijos, Nina.

    ResponderExcluir
  2. Cacetada em!!! Intenso, drogas realmente finaliza sonhos.
    Não conhecia esse filme, quero ver depois que vi sua matéria, ficou show!!!
    Maralvim

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostaram do post!
    Melhor ainda que ficaram com vontade de assistir!
    Bjos meus queridos!

    ResponderExcluir
  4. Eu baixei faz tempo e está entre os 200 filmes q eu baixei e ainda não assisti, mas logo verei! Sinopse incrível, Sil!

    (Andy)

    ResponderExcluir

Já passaram por aqui