.

Filme Homenageado Atual:
The Hobbit: An Unexpected Journey
(2012)

terça-feira, 11 de setembro de 2012


Amei X Odiei
Filmes atingem nossa emoção, aí podemos gostar ou não!                                               
Por Maralvim


Será mesmo que é possível amar um filme? Rssssss! Acho que não, mas podemos expressar assim nosso contentamento com um filme, ao extremo, então vem essa afirmação, como também se ouve o contrário também – odieiiiiiiiiiiiii essa b.....!.

É muito difícil conciliar as emoções quando se trata de gostos, não existe possibilidades de "gostos" sempre iguais, as vezes discordamos de uma simples cor, o que diriamos de uma obra de arte!

Nem todo drácula vai agradar quem gosta de filme de terror, tem que cativar além de sair por aí chupando sangue. Cada pessoa é um universo, carrega toda uma complexa teia que forma cada ser humano, uma parte é herdada e a outra vai se formando ao longo do caminho... Isso te possibilita decidir o que acha ser a escolha certa, naquele momento, isso te faz ter uma maior ou menor afinidade com uma obra da “Sétima Arte” que pode encantar ou, muito pelo contrário, te deixar pra lá de mal!!!


Peguem as armas, ou seja as canetas para usar os melhores argumentos, mas cuidado, talvez na verdade isso seja apenas uma guerra de vaidades. Aprenda gosto é gosto, não se discute!!! 
Ah ta, se isso for possível, claro e você aguentar, rsss, mas abra os olhos, aqui, com esse texto, vou tentar te ajudar, ok! relaxe!!!
O que menos importa é um filme, ele passa, a palavra desferida não, ela vai permanecer. Um amigo ou namorada pode ser para a vida toda!

Vamos procurar entender, veja uma das inúmeras listas dos melhores filmes de todos os tempos, essa lista pode ser uma opção da mais democrática que já existiu, ou mesmo a do mais aclamado crítico de cinema, mas nada mais nada menos se trata de um do “achismo” de outra pessoa ou outras pessoas. São considerações pessoais de um ou muitas pessoas publicadas, mas tudo é algo que sai do gosto de alguém que se junta a outros, saiba que trata-se de algo que em qualquer momento você pode discordar, seja lá o comentário de quem for, uma pessoa famosa, um amigo, da namorada ou um desconhecido, são apenas sentimentos que você poderá concordar ou discordar.
Nunca se sinta preso a algo que não saiu de voce. Em termos de gosto, todos não importa a idade podemos optar por um sim, um mais ou menos ou um não!



Ah será que vamos gostar??? Bom isso depende de nossos olhos, nossos corações e da lua naquele exato momento. Sim o meio ambiente também influencia no nosso paladar, tudo pode influenciar, até a qualidade do cinema, a companhia ou a pipoca que acompanha, tudo isso eu falo mesmo sabendo que o mais importante em tudo é o filme. Se ele te visgar, todo o resto pode sumir e o êxtase da viagem só acabar no “The End” do filme.

Tecnicamente um filme pode ser de ótima qualidade, algumas coisas podem funcionar, seja a musica, a fotografia, roteiro ou ter uma ótima interpretação de um ator, mas o que interessa de fato é se no conjunto a obra te envolve. Rompantes criativos valem, tem seu valor, mas o saldo total que vai importar, isso que determina se vamos gostar ou não, é o produto completo que faz voce se deliciar ou declinar (vomitar!!!rsss).
A grande dúvida é se o filme vai te embarcar na grande viagem que criou!
Viajou ou não??? As vezes é só mexer com a gente um pouco, basta só um pouquinho de adrenalina, só isso já pode fazer a gente gostar!

Por isso, afirmo que quando se trata de escolhas, sejam elas tantas e quantas emoções forem, seja na arte, na culinária ou no cinema mesmo, o que vale é a viagem individual. Claro que essa avaliação pessoal poder ser compartilhada, tem mais probabilidades de você gostar de um ou de outro e tudo isso pode ser acompanhada por mais pessoas, mas de fato mesmo, cada um é um para julgar. E só depois de experimentar, ou seja assistir, você poderá optar. O gostar é assim - pessoal e intransferível.

Saber se vai gostar antes de experimentar!!! Isso é uma verdadeira “Missão Impossível”.

Então, diz aí, este filme é “Ótimo”, “Mais ou Menos” ou um “Lixo”???? 



Bom, precisa encarar a obra, de frente e de coração aberto. Faça seu julgamento, antes pode ler alguns comentários, todos queríamos só ver os filmes bons e ótimos, mas como isso não será possível, o que podemos fazer é nos cercar de informações que apontam para o lado que o filme vai. Ou seja, agir de modo preventivo, assim deverá ter menos desilusões!

Nas listas de melhores filmes muitas vezes concordar com uns e discordar de outros. Mas pense, como isso pode acontecer, se são os melhores, todos deveríamos gostar? rsss.......Será que é isso mesmo, se até no mundo real tudo que parece ser pode não ser, pense no cinema que cria um mundo ilusório e que quando assistirmos criamos outro! Conclusão, as preferencias variam demais, precisamos só entender isso, ter a tranquilidade de respeitar as diferenças. Mas claro vamos comemorar quando os gostos batem, isso faz bem, caso contrario, tudo bem, vamos ao próximo, quem sabe podemos nos aliar, nunca considere o gosto um caso perdido, sempre haverá um que duas pessoas, mesmo que diferentes, podem gostar. 


Agora já sabemos ter um pé atrás quando vemos um anúncio definindo se um filme é bom ou ruim, sabemos o quanto é difícil enquadrar a magia do cinema num determinado jeito, nunca colocar o gosto de um filme nas mãos de um crítico, ou de um amigo ou mesmo quando se faz uma consulta com muitas pessoas, a avaliação será sempre pessoal, ilimitada e viva!!!!

Experimente as contradições


Vou exemplificar colhendo algumas opiniões de 2 filmes espalhadas nos sites de cinema, observe a existência das múltiplas opiniões!

“Cidadão Kane”
Filme de 1941, do diretor Orson Welles, por muitos considerado o melhor filme de todos os tempos, por outros o melhor filme americano, no IMDB possui 311 comentários insatisfatórios e 491 comentários de elogios:



"Cidadão Kane" - Apanhado de Criticas Positivas:
“Foi a estreia de Orson Welles no cinema, e ele criou uma obra-prima duradoura que é considerado por muitos como o maior filme já feito. Cidadão Kane é o grande filme americano que se manifesta a força, bem como o mal-estar do ideal americano. Este é o primeiro filme que sintetizou as técnicas cinematográficas deslumbrantes e significativas. Uma obra-prima! É um pedaço sagrado da arte e um dos maiores filmes da história do cinema”.

"Cidadão Kane" - Apanhado de Criticas Negativas:
“Você vê esse filme no topo da lista de todos os "Great Movie ' e na primeira meia hora dorme. Este é o único, mais difícil e chato filme que eu já tentei assistir. Este filme é de longe um dos piores filmes que eu já vi na minha vida é completamente maçante e chato! Eu não preciso de muita ação e perseguições de carro para gostar de um filme. Eu só preciso de um bom roteiro e uma boa atuação. Este filme nem teve”.

“E o Vento Levou”
Filme de 1939, de Victor Fleming, tem 4 horas de duração! Observe as contradições, leia atentamente as opiniões colhidas no site do IMDB, existem lá 331 favoráveis e 133 desfavoráveis de um filme considerado um clássico! Muitos gostam, mas observe que nem todos! 




- “E o Vento Levou” - Apanhado de Criticas Positivas:
“Este filme mostra o melhor do cinema americano, um clássico monumental em todo o seu esplendor. Um triunfo do cinema da criatividade e genial, que vai ser por muitas gerações. Além da história e da atuação, temos a música, os cenários, os figurinos, a fotografia e, claro, a direção. É tudo ótimo, maravilhoso, formidável”.


- “E o Vento Levou” - Apanhado de Criticas Negativas:
“Há inúmeros problemas com o filme o maior dos quais é o sentimento racista. Eu não posso imaginar por que alguém gosta deste melodrama. É a história de uma menina mimada e egoísta, incapaz de amar ninguém, só a si mesma...É extremamente ruim! O DVD agora está pendurado na minha árvore do lado de fora de minha casa para manter as aves barulhentas a distância. É muito chato”.



Lembre-se que no livro “O Pequeno Príncipe” o autor, Antoine de Saint-Exupéry diz que a vida é como as escolhas que fazemos, como os filmes que escolhemos. Faça dela uma boa viagem!

Cuidado ao manusear as palavras, sem saber você pode estar ofendendo uma pessoa, isso não vale, lembre-se o mais importante ato da vida é amor ao próximo.

Agora decidam que acharam do raios de catzo desse filme?

Rsss vai ser respondido na próxima viagem em que o próximo filme te levar... Ou não!!!! 




Hummmmmm!!!! 





6 comentários:

  1. Esse é um texto que eu ficaria orgulhosa de ter escrito. Cheio de verdades, todas voltadas para o bem. AMEI ler esse post. Só posso dizer: Obrigada Marcelo! Sempre que eu ficar chateada, vou vir aqui e ler isso de novo!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Sil!!! ler teu comentário foi emocionante!!! Eu tambem agradeço de encontrar essas pessoinhas maravilhosas que encontramos aqui e em muitos lugares, precisamos de uma boa dose de motivação para nossa caminhada. Valeu amiga!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Marcelo, parabéns! Me surpreendeu! Nunca tinha parado para pensar nisso (não de maneira tão profunda e verdadeira!).. Estou sem palavras.. Só posso dizer que esse texto é a mais pura verdade! Gostei muito! Deu gosto de ler até o fim, cada palavra! Parabéns pelo ótimo trabalho!!

    (Lizzie)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liz, amiga, show!!! Valeu, assim ficamos motivados, delicia de ler voce!!!!

      Excluir
  4. nossa, sem palavras!! muito lindo e muito verdadeiro! obrigada por ter dividido conosco esse lindo texto! grande beijo. carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlinha linda!!! Bigadu!!!! Um manifesto a Paz interior, precisamos relaxar para entender que cada um sente de um modo, deixemos sentir, sem nos incomodar, saibamos apreciar nosso gosto sem incomodar o gosto do outro!!!

      Excluir

Já passaram por aqui