.

Filme Homenageado Atual:
The Hobbit: An Unexpected Journey
(2012)

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

The Breakfast Club (Clube dos Cinco)... Por que se é adolescente somente uma vez na vida.


Vamos falar de um clássico! Mas não de um clássico qualquer! Um filme dos anos 80 que mudou a visão que se tem de adolescentes, que mostrou o ponto de vista deles e de suas perspectivas e sonhos. Um filme que marcou, e não existe um melhor sobre o tema... O Clube dos Cinco.

"Em virtude de terem cometido pequenos delitos, cinco adolescentes são confinados no colégio em um sábado, tendo de escrever uma redação de mil palavras sobre o que eles pensam de si mesmos. Apesar de serem pessoas bem diferentes, enquanto o dia transcorre passam a aceitar uns aos outros e várias confissões são feitas entre eles."

Sinopse simples, né? Bem, pois saibam que o filme não é. Para começo de conversa, "Breakfast Club" se passa inteiramente dentro do colégio, por isso não espere um filme bombástico, ele é sobre algo revolucionário e muito filosófico: O conflito da maturidade, da adolescência, das relações humanas, do que vemos e do que realmente é.
Por isso, ele se filtra mais em desenvolver os personagens mais que qualquer  outra coisa e isso é o que dá a essência na história e a faz tão marcante. Afinal, todos eles começam como esteriótipos...
...Mas, nada é o que parece ser...



Conhecendo os personagens:



Allison Reynolds, A esquisitona, o caso perdido...

O motivo de eu ter começado por ela é que, primeiramente, ela é meu personagem favorito!
Ela é incrível e difícil de entender. É a mais fechada do grupo e a mais complexa também. Ela me lembra muito eu mesma, por isso tenho um encanto especial em observar como ela se move no grupo sempre despertando curiosidade e risos (por ser tão diferente)
Ela é carente de atenção, e é muito mais exótica e original que os outros.


John Bender, O rebelde, o criminoso...

É o cara mais irritante do mundo no começo do filme, ele chama atenção e provoca os outros o tempo todo! Os outros (principalmente Claire e Andy) o veem como um marginal terrível, e  bobo.
Mas tudo isso é pura besteira! Depois de Allison, ele é o personagem que mais requer atenção, mais complexo ainda, sem querer dar muito spoilers digo que há um motivo para ele ser tão revoltado assim, há uma razão para tanto ódio...
E, no final, vc verá que sua visão em relação a ele mudou, que ele só precisava de alguém para escutar ele...
Sem falar que ele é ácido, sarcástico, engraçado e muito maneiro!

Andrew "Andy" Clark, O popular, o atleta...

O Andy é muito, muito, muito fofo mesmo! (Não, não é pq ele tem o mesmo apelido que eu! Apesar que isso é legal também! XD)
O Andrew, apesar de ser o atleta do grupo, ele é o mais sensível! Ele é muito protetor e companheiro, chora por ter feito coisas erradas e detesta o pai por pressioná-lo tanto. Andy não é o valentão que todos veem, é só mais uma vitima.

Claire Standish, A patricinha, a princesa.

Claire é a garota popular, metida e não pensa muito para falar. Por ser tão mimada irrita completamente os outros, principalmente o John. Ela é do mesmo "circulo de amigos" de Andy, então os dois ficam reclusos no começo, um defendendo o outro, por serem simplesmente populares.


Brian Johnson, O nerd, o cérebro.

É encantadora a maneira que ele se esforça para ser notado, para ser popular, para conversar com outras pessoas. Apesar de ser extremamente inteligente, é infeliz, sofre pressão para ter boas notas. Ao contrário do que muitos pensam, o nerd aqui, não é tratado como aberração, só alguém que não atingiu a camada popular, então é simplesmente ignorado.
 

Diretor Richard Vernon

É totalmente intolerante e adora provocar os alunos, fazendo-os assim, pegarem ódio dele.
Assim como todos os pais dos alunos, é um "vilão" da história.


"Terapia em Grupo"


A cena marcante onde eles se reúnem em um circulo e começam a confessar coisas uns para os outros, seus problemas e relações familiares.
Na real, essa parte não tinha roteiro concreto, e os atores falaram o que quiseram, então, não foi só espontâneo, como também puramente genuíno.
Todos eles querem atenção, querem compreensão, querem viver em paz. 
Sem falar, que o filme é cheio de frases incríveis...

"Quando vc cresce, seu coração morre."
"Eu poderia desaparecer para sempre e não faria diferença alguma." 
"Eles me ignoram"
" E eu me vejo, e não gosto do que vejo"
"Parafusos caem toda hora, o mundo não é perfeito"


Ao serem obrigados a conviverem juntos num espaço "fechado" eles se veem numa socialização, e entre intrigas e confissões, se tornam amigos.


“...E as crianças que você despreza enquanto tentam mudar o mundo são imunes aos seus comentários. Elas sabem bem o que está acontecendo com elas...” David Bowie."
O TEXTO P/ O DIRETOR:
 "Caro Sr. Vernon, aceitamos o fato de que nós tivemos que sacrificar um sábado inteiro na detenção, pelo que fizemos de errado ... mas acho que você está louco por nos fazer escrever um texto dizendo o que nós pensamos de nós mesmos. Você nos enxerga como você deseja nos enxergar ... Em termos mais simples e com as definições mais convenientes. Mas o que descobrimos é que cada um de nós é um cérebro ..."
Andrew Clark: "... um atleta ..."
Allison Reynolds: "... um caso perdido ..."
Claire Standish: "... uma princesa ..."
John Bender: "... e um criminoso ..."
Brian Johnson: "Isso responde a sua pergunta? Sinceramente, o Clube dos Cinco."




E aqui está um vídeo maravilhoso, com uma música maravilhosa p/ vcs...

Phoenix - Lisztomania (Unofficial Video)





Aqui, alguns Posters legais...











hehehe os X-Men....


Bem, é isso! Espero que gostem, galera... Tchau! ;D


(Andy)

11 comentários:

  1. Amei... Me deixou com mais vontade de ver do que eu já estava!! :)

    (Liz)

    ResponderExcluir
  2. Sem palavras, nostalgia pura! Ótima homenagem esse post! Amei!

    ResponderExcluir
  3. Andy é um homem hauhauahuah e eu nem sabiaa.....esse é filme Sessão da Tarde, ja vi um monte de vezes e confesso ver com os olhos da Andy ficou bem mais colorido e interessante. Legal as fotos animadas, elas dão uma dinamica bem interessante ao post, bem amiga, amei, vou rever o filme com outros olhos......legal isso!!!!

    (Maralvim)

    ResponderExcluir
  4. Cabelo comprido, coletes, luva, bota e calça jeans. Não aceito imposições e gosto de chamar muito a atenção, gosto de ser notado(é assim que eu sou)... Eu me identifico muito no John Bender, por sua personalidade, pela sua forma de pensar, por ser sarcástico e muito chato as vezes, e afinal de tudo a sua Inteligência e sua rebeldia... Sim eu me identifico nele, mas nem por isso faço tudo que ele faz. Ah e parabéns aê! Perfeito a homenagem xD eu amo d+ esse filme(y)

    ResponderExcluir

Já passaram por aqui