O som nos filmes de Bollywood raramente é gravado nos locais. Por isso o som é geralmente criado (ou recriado) inteiramente em estúdio, com os atores a recitar as suas falas ao mesmo tempo que as suas imagens aparecem no ecrã do estúdio, e a introdução posterior de efeitos sonoros num processo conhecido como ADR. Este processo cria vários problemas, visto que o som destes filmes geralmente ocorre uma frame ou duas antes dos movimentos labiais ou gestos. Além disso os atores têm que atuar duas vezes, uma vez no local e outra no estúdio, e assim o nível atingido no local torna-se muito difícil de ser recriado. Os filmes indianos comerciais também são conhecidos pela sua falta de som ambiente.
Cena de Alam Ara, o primeiro filme sonoro indiano.
Bollywood domina 90% do mercado do gigante asiático. No país, são vendidos 3,5 bilhões
de ingressos por ano (3,1 por habitante, quase sete vezes a mais per capita que no Brasil).
Suponha que Bollywood e Hollywood fabriquem cadeiras e não filmes. A grande diferença entre as duas indústrias é que a segunda vende menos cadeiras, mas por um preço muito mais alto, obtendo assim grande lucro a cada unidade. Já Bollywood é responsável pela comercialização do maior número de cadeiras do mundo. Ainda que sejam usadas por bilhões de pessoas, cada uma dessas cadeiras indianas gera poucos lucros (com raras exceções). Quem propõe o paralelo é o jornalista Franthiesco Ballerini, que, apesar do nome italiano, é brasileiro e vive em São Paulo. Levado pela curiosidade de repórter, ele transformou sua viagem à Índia primeiro numa série de reportagens para jornal de São Paulo, e, agora, no livro Diário de Bollywood – Curiosidades e segredos da maior indústria de
cinema do mundo (Summus Editorial).
Cenas de alguns filmes.
Até a próxima...
Ei Vinny, maravilhosa matéria, gostei! As cenas mostradas são espetaculares, coisa de cinema mesmo, rsss, legal, gostei demais da sua matéria!!
ResponderExcluirMaralvim
ah, uma duvida, porque essa matéria não esta na sua seção???
Excluir